Curiosidades, Notícias, Dicas, Códigos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

On 9:19 AM by Anônimo in ,    No comments
/*
Pesquisadores de Cingapura desenvolveram técnica com cloreto de sódio que permite aumentar em seis vezes a densidade de dados para discos rígidos.

Um grupo de cientistas de Cingapura descobriu uma função inteiramente nova para o sal, além de temperar a sua porção de batata frita. Segundo os pesquisadores liderados por Joel Yang, o bom e velho cloreto de sódio pode sim aumentar dramaticamente a capacidade de armazenamento de um aparelho.

Os discos rígidos tradicionais possuem grãos magnéticos arranjados aleatoriamente, que permitem densidade de dados de 0,5TB por polegada², mas um processo de litografia de alta resolução com sal permite que os grãos sejam colocados de uma maneira mais junta e em ordem, aumentando, assim, para 3,3TB por polegada² a densidade de dados por polegada quadrada.

Como explica o Engadget, o feito é possível por meio de uma técnica chamada nanopatterning  (micropadronagem) que utiliza o sal para aumentar a densidade de armazenamento de dados por polegada quadrada, o que permite a um disco de 1TB armazenar cerca de 6TB sem a necessidade de pratos adicionais.

Além disso, vale lembrar que a técnica também funciona com tecnologias atuais de produção, o que descarta a necessidade de melhorias caras.

Para saber mais sobre a novidade, confira na íntegra estudo do Institute of Materials Research and Engineering (IMRE).



FONTE: idgnow.uol.com.br
*/

0 comentários:

Postar um comentário