Curiosidades, Notícias, Dicas, Códigos

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

On 9:15 AM by Anônimo in ,    No comments
/*

É bem provável que o PC da sua casa, ou o seu laptop, tenha um processador com 1 ou 2 núcleos. Talvez 4, se você é um aficionado por tecnologia. Mas, que tal 50 núcleos trabalhando ao mesmo tempo? É o que a Intel apresentou esta semana, durante a conferência de supercomputação SC11, em Seattle, EUA.

A novidade, de codinome "Knights Corner", é capaz de entregar mais de 1 Teraflop de performance com os núcleos integrados. Só para se ter uma ideia, em 1997, a Intel utilizou 9680 processadores Pentium Pro para alcançar 1 Teraflop. Hoje, essa mesma performance é conseguida com um único chip.

Mas não vá se animando, achando que, a partir de agora, você poderá jogar seus games mais pesados com essa máquina. Na verdade, o novo processador é direcionado para supercomputadores capazes de executar tarefas bastante complexas, como previsão do tempo, tomografia computadorizada, pesquisas científicas e simulações do comportamento de materiais.

O Knights Corner vai utilizar a última tecnologia da empresa, chamada Tri-Gate, que é composta de transistores tridimensionais de 22 nm, permitindo ainda mais performance. De qualquer forma, a Intel promete que a novidade será compatível com o modelo x86, bastante utilizado atualmente. Outra tecnologia, chamada MIC (many integrated core), permite a "conversa" entre os núcleos para que eles funcionem de maneira mais eficiente. Com o MIC, também não é necessário portar o código para um novo ambiente de programação. Dessa forma, será possível usar o supercomputador em conjunto com outros dispositivos x86 - até mesmo um desktop.


FONTE: olhardigital.uol.com.br/
*/

0 comentários:

Postar um comentário