Curiosidades, Notícias, Dicas, Códigos

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

On 9:13 AM by Anônimo in ,    No comments
/*

Chamado de B2G, OS terá partes do Android e deve ser lançado até metade de 2012; objetivo é acabar com necessidade de várias versões de apps para sistemas diferentes.

Os desenvolvedores da Mozilla esperam iniciar testes com telefones celulares rodando seu novo sistema operacional móvel ainda neste trimestre, com as demos do produto agendadas para o início do ano que vem e o lançamento acontecendo ainda no primeiro semestre de 2012, de acordo com o road map (plano de lançamento) publicado no site do projeto.

A Mozilla anunciou o projeto, chamado de Boot to Gecko (B2G), em julho, descrevendo-o como um sistema operacional para aparelhos móveis que rodaria principalmente aplicativos na web.

Os desenvolvedores esperam que o B2G ajude a resolver um problema que há muito assombra a indústria móvel: a necessidade de reescrever apps para cada sistema operacional diferente do mercado. O objetivo do B2G é criar um framework (plataforma) que permitiria aos aplicativos rodarem a partir da web em qualquer sistema operacional, desde que o OS em questão suporte a tecnologia do B2G.

Até o final deste ano, os desenvolvedores esperam ter as funções básicas construídas e integradas, incluindo o acelerômetro, câmera, mensagens, telefones e gerenciamento de energia, de acordo com o road map.

A Mozilla também espera ter desenvolvido a interface de usuário (UI) para o telefone, que é chamada de Gaia pela empresa. Mockups da interface indicam que ela é relativamente parecida com as do iPhone e do Android.

Durante o primeiro trimestre de 2012, os desenvolvedores esperam ter prontos apps e funções mais sofisticadas, como em uma loja de aplicativos. Eles dizem que é uma previsão, mas devem completar as funções de Bluetooth, USB e NFC (Near Field Communication) até lá. Eles também estão trabalhando em um leitor de e-books, um tocador de mídia e um navegador na web.

A Mozilla não respondeu aos nossos questionamentos para mais detalhes sobre o assunto e recusou um pedido de entrevista com o desenvolvedor principal do projeto. Três desenvolvedores estão trabalhando parcialmente no projeto, segundo o site oficial, e outros também estão contribuindo de forma voluntária. 

O B2G está usando pedaços do Android, o sistema operacional móvel baseado no Linux e desenvolvido pela Google.


FONTE: idgnow.uol.com.br/
*/

0 comentários:

Postar um comentário