Curiosidades, Notícias, Dicas, Códigos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

On 9:08 AM by Anônimo in ,    No comments
/*

A "limpeza" realizada pelo Google em diversos serviços continua. Desta vez os produtos Gears, Search Timeline, Bookmarks, Friend Connect e Knol se juntam ao Google Wave e também serão desativados.

O anúncio foi feito na última terça-feira (22/11), no blog oficial do Google. Segundo a companhia, o objetivo é fechar uma série de produtos que não tiveram o impacto desejado - mesmo com a integração de novos recursos e características -, para então construir uma experiência mais simples e intuitiva para os serviços da empresa.

Se você utiliza algum dos produtos abaixo, veja o que vai mudar, já a partir de dezembro:

Listas do Google Bookmarks: também conhecido como Google Browser Sync, trata-se de um plugin para o Firefox que sincroniza as configurações do navegador (incluindo favoritos, histórico, cookies e senhas salvas) através de um sistema de rede dos computadores que estiverem conectados e tiverem o aplicativo instalado. O serviço será encerrado em 19 de dezembro deste ano, mas todos os bookmarks - que são os favoritos ou marcadores armazenados no browser - serão mantidos e rotulados para facilitar a identificação e permitir que o usuário importe ou salve suas configurações.

Google Friend Connect: esta função permite aos internautas adicionar recursos sociais aos próprios sites através de um mecanismo automático do Google. O sistema, porém, será encerrado em 1º de março de 2012 para todos os endereços que não forem do Blogger. Com isso, o recomendado é que os usuários criem um perfil no Google+ e o vinculem às suas páginas pessoais para que os seguidores possam visualizar e utilizar novas ferramentas entre si, como os "Círculos" ("Circles", em inglês), por exemplo.

Google Gears: trata-se de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) que visa ampliar a funcionalidade de aplicações web através do armazenamento local de dados fornecidos on-line, para uma utilização off-line. O produto com base no Google Calendar e Gmail será desativado em 1º de dezembro deste ano em todos os navegadores, e o download do aplicativo também não estará mais disponível. O objetivo é ajudar a incorporar capacidades realizadas no modo off-line, como acessar o Gmail, Calendar e Docs no Chrome, por exemplo.

Google Search Timeline: com as mudanças envolvendo este recurso, os usuários serão capazes de restringir qualquer pesquisa para determinados períodos de tempo, através de ferramentas de refinamento ao lado esquerdo da página pesquisada. Além disso, os internautas que desejarem ver gráficos com as tendências históricas para uma busca na web poderão acessar google.com/trends ou google.com/insights/search (para dados desde 2004).

Google Wave: o anúncio de seu fechamento já havia sido anunciado há mais de um ano. A partir de 31 de janeiro de 2012, o Wave estará disponível apenas para leitura, e não vai permitir a criação de novos arquivos. O encerramento definitivo será em 30 de abril do ano que vem, com algumas diferenças: a partir dessa data, os usuários poderão continuar a exportar arquivos únicos através do recurso de exportação de PDF, que também vai existir até o desligamento total do Wave. No entanto, para quem não quer abrir mão desse produto, há uma série de projetos open-source que podem substituí-lo, como o Apache Wave e Walkaround.

Knol: lançado em 2007 para ajudar a melhorar o conteúdo da web, essa ferramente permite que especialistas colaborem em artigos mais profundos. A fim de continuar com o projeto, o Google tem trabalhado com as empresas Solvitor e Crowd Favorite para criar o Annotum, uma plataforma de open-source para publicações acadêmicas pelo WordPress. O Knol vai funcionar como de costume até 30 de abril de 2012, e os indivíduos poderão baixar seus respectivos "knols" para outro local ou migrá-los para o WordPress. Já no período que vai de 1º de maio a 1º de outubro do ano que vem, não será possível visualizar os knols, mas continuarão com os recursos de download e exportação, até que tudo seja desativado.

RE<C, ou Energia Renovável mais barata que carvão: essa iniciativa foi desenvolvida pelo Google.Org para reduzir o custo de fontes renováveis de energia, com pesquisas focadas em melhorias para a tecnologia utilizada na captação de energia solar. Nesse segmento, outras instituições estão melhor posicionadas que o Google, o que levou a empresa a encerrar esse projeto. Contudo, a companhia vai continuar a trabalhar para gerar esse tipo de energia, tornando seus centros de dados mais eficientes. O investimento será de US$ 850 milhões.



FONTE: olhardigital.uol.com.br
*/

0 comentários:

Postar um comentário