Curiosidades, Notícias, Dicas, Códigos

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

On 9:48 AM by Anônimo in ,    No comments
/*

Essa invenção parece ter saído de um filme de ficção científica. Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, e da Universidade de Aalto, na Finlândia, acabam de criar um produto-conceito pra lá de futurista: com a ideia deles, você poderá ler seus e-mails em uma lente de contato computadorizada.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o conceito consiste em uma antena que colhe os dados enviados por uma fonte externa, além de um circuito integrado para armazenar energia e transferi-la para um chip transparente de safira. Os pesquisadores já provaram que é seguro fazer testes em humanos, não havendo efeitos colaterais.

Porém, no momento, as lentes de contato só possuem um único pixel: um LED azul. Mas o conceito conseguiu provar que a produção de lentes que mostram curtos e-mails ou SMSs em frente a seu olho pode ser possível.

Segundo os pesquisadores, o sistema pode transmitir informação visual gerada por computadores ao mundo real, e pode ser usado em dispositivos de games ou sistemas de navegação. As lentes também poderão ser usadas na medicina como, por exemplo, mostrar ao usuário dados como a taxa de glicose no sangue.

Para chegar até esse estágio, os pesquisadores enfrentaram um grande problema: o olho humano precisa de uma distância mínima para focar em algum objeto. Ou seja, nenhuma informação poderia ser projetada na lente sem sair borrada. Mas a equipe resolveu esse impasse incorporando uma lente muito mais fina e plana, que é usada para projetar a imagem na retina. Os resultados da pesquisa foram publicados no Jornal de Micro-mecânica e Micro-engenharia.



FONTE:olhardigital.uol.com.br
*/

0 comentários:

Postar um comentário